adsense assíncrono

domingo, 12 de setembro de 2010

O que é a TPM? Quais os sintomas da tensão pré-menstrual? TPM e cólica menstrual é a mesma coisa?

 by Telma Manolio
A TPM é a abreviação de tensão pré-menstrual, um distúrbio que acomete um número muito grande de mulheres. Caracteriza-se por um conjunto de sintomas e sinais que se manifestam na segunda fase do ciclo menstrual e desaparecem com o início da menstruação. Há muita distorção sobre o
número de mulheres que sofrem desse mal, muita gente diz que 25% das mulheres sofrem de TPM, outros dizem que esse número chega a 95%, a verdade é que o número não é importante,
mas sim o quanto nós sofremos com os sintomas da tensão pré-menstrual e o quanto fazemos sofrer as pessoas que vivem conosco.

Hipócrates, médico e filósofo grego que viveu muitos séculos antes de Cristo, já havia descrito os distúrbios da TPM, embora esse nome só tenha sido criado na década de 1930, já no século 20.
Entre os sintomas físicos estão a retenção de líquidos, mamas inchadas e doloridas, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias ou prisão de ventre. Os sintomas psicológicos incluem irritabilidade e agressividade, nervosismo, depressão, vontade de chorar e descontrole emocional. Os sintomas emocionais como mudanças de humor e comportamento é que caracterizam a TPM, tornando a vida um inferno neste período.
Ao externarem sua raiva e agressividade as mulheres podem provocar situações extremamente inconvenientes com a família ou no local de trabalho. Uma mulher calma e equilibrada na sua vida normal, quando entra no período que antecede a menstruação pode tornar-se incapaz de raciocinar com clareza, expondo-se a acidentes e provocando as pessoas à sua volta. Por outro lado esse período pode aumentar a capacidade criativa de uma mulher ligada às artes, como literatura e pintura. A mulher deve ter essa consciência e aprender a controlar seus impulsos para não provocar situações das quais não possa se livrar depois.

Os sintomas da TPM são intensos, mas não se justificam a agressividade, grosseria, brigas, bater nos filhos, mesmo porque isso é crime contra o menor e também porque é possível controlar esses sintomas. É muito importante que a mulher tenha o hábito de observar bem seu próprio comportamento, assim poderá perceber quando os sintomas aparecem. Os sintomas da tensão pré-menstrual são claros, eles se revelam antes da menstruação, pioram muito na véspera e desaparecem assim que a menstruação “desce”. Se os sintomas persistirem por mais tempo, é bom procurar um médico, pois algumas doenças como a depressão ou dor de cabeça crônica podem piorar muito nesse período.
Algumas mulheres nem sabem o que é TPM porque não têm esses sintomas, outras são tranqüilas e de repente começam a brigar com colegas de trabalho ou com o marido, outras ainda sentem dor de cabeça e no dia seguinte menstruam e há aquelas que se tornam irascíveis durante a tensão pré-menstrual. Cada mulher reage de uma forma diferente, pois cada uma é única, nem sempre as pessoas compreendem e justificam as atitudes de agressividade de uma mulher na TPM, na verdade ninguém é obrigado a engolir grosseria, por isso é bom que a mulher aprenda a controlar a irritabilidade característica desse período e não fique usando isso como desculpa para pisar nas pessoas.

Praticar exercícios físicos pode ajudar a melhorar os sintomas, porque liberam serotonina, substância capaz de trazer uma sensação de satisfação, mas que tem os níveis reduzidos durante a tensão pré menstrual. Outra recomendação interessante é evitar marcar compromissos importantes no período da tensão pré-menstrual, assim você evita provocar brigas com conseqüências irreparáveis, como perder o emprego devido a uma briga com o chefe. 
Quanto à cólica menstrual, podemos dizer que é diferente da tensão pré-menstrual e uma das diferenças entre TPM e cólica menstrual é que a tensão pré-menstrual ocorre antes da menstruação, enquanto a cólica menstrual inclui vários sintomas associados à menstruação propriamente dita. Num outro artigo trataremos da cólica mentrual ou disminorréia mais detalhadamente.
Resumo: o que é TPM, Tensão pré-menstrual, cólica menstrual, sintomas da TPM, diferença entre cólica menstrual e TPM, menstruação, doença, depressão

Artigos relacionados:
·          

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
    Comente e critique se preferir..
    Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
    Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
    Contamos com a sua compreensão.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...